
SAIBA MAIS SOBRE
O CÂNCER DE BEXIGA
A BEXIGA
A bexiga é um órgão muscular elástico localizada na pelve. É uma víscera oca e flexível e sua principal função é armazenar a urina produzida pelos rins antes de ser eliminada do organismo. Durante a micção os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada pela uretra.
O interior de todo o trato urinário (sistema coletor dos rins, ureter, bexiga e uretra) é revestido por células uroteliais as quais formam a camada mais interna chamada de urotélio ou epitélio de transição.
Fumantes têm três vezes mais chances de ter câncer de bexiga
do que aqueles que não fumam.
A maioria dos cânceres de bexiga têm início no urotélio e recebem a denominação de carcinoma urotelial (ou carcinoma de células transicionais).
Há outros tipos de câncer de bexiga que são menos frequentes: os carcinomas espinocelulares (que representam entre 1% a 2% dos casos e geralmente estão relacionados a infecções urinárias crônicas ou cálculos urinários); os adenocarcinomas (são cerca de 1% dos casos); os carcinomas de pequenas células (menos de 1% dos casos, que se desenvolvem a partir das células neuroendócrinas); e os sarcomas (ainda mais raro, que tem início nas células do músculo da bexiga).
Veja as principais perguntas e respostas sobre o câncer de bexiga
- 01
- 02
- 03
- 04