
SAIBA MAIS SOBRE
O CÂNCER DE TESTÍCULO
OS TESTÍCULOS
Os testículos fazem parte do sistema reprodutivo e endócrino do homem. Eles estão localizados na bolsa escrotal e têm como principais funções: produzir os hormônios masculinos, como a testosterona, e os espermatozoides, células masculinas que fertilizam um óvulo feminino para iniciar uma gravidez.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de testículo corresponde a 5% do total de casos de neoplasia maligna urológica.
Se for diagnosticado precocemente, apresenta alto índice de cura e baixa taxa de mortalidade.
Os principais tipos de câncer de testículo são:
-
Tumores de Células Germinativas que correspondem a mais de 90% dos casos de câncer de testículo e se desenvolvem nas células germinativas, que produzem o espermatozoide. Podem ser dos tipos seminomas ou não seminomas. Os seminomas, em geral, crescem e se disseminam mais lentamente que os não seminomas.
-
Tumores Estromais: se desenvolvem nos tecidos que produzem os hormônios e nos tecidos de suporte dos testículos. Eles constituem menos de 5% dos tumores testiculares, mas podem corresponder por até 20% dos tumores testiculares da infância. Apresentam dois tipos principais, ambos benignos: Tumores de Células de Leydig, que se desenvolvem nas células que produzem os hormônios sexuais masculinos; Tumores de Células de Sertoli, que acometem as células responsáveis por nutrir as células germinativas.
Veja as principais perguntas e respostas sobre o câncer de testículo
- 01
- 02
- 03
- 04