
SAIBA MAIS SOBRE
O CÂNCER DE PÊNIS
O PÊNIS
O pênis é o órgão sexual masculino e tem duas funções, excretora e reprodutora. A parte externa é dividida em cabeça (ou glande), corpo e raiz. A glande é a área mais sensível do pênis e está envolvida por uma pele chamada prepúcio. Também na glande está a abertura da uretra por onde saem o esperma e a urina.
O corpo corresponde ao prolongamento do pênis; a raiz é a parte que está dentro do organismo do homem. A parte interna é composta por dois corpos cavernosos que ficam lado a lado na região dorsal do pênis; um corpo esponjoso, inserido na parte ventral; e a uretra.
O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos de idade, embora possa atingir também os mais jovens.
No Brasil, representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens.
O carcinoma de células escamosas ou espinocelular corresponde a 95% dos casos de câncer de pênis. A maioria desses tumores é encontrada no prepúcio ou sobre a glande. Existem vários subtipos reconhecidos de carcinoma espinocelular sendo que cada um deles possui características clínicas e história natural diferente.
Alguns tipos de câncer de pele podem se desenvolver no pênis, como o melanoma (um tumor agressivo) e o carcinoma basocelular (menos agressivo). O adenocarcinoma, por sua vez, é um tipo muito raro que se desenvolve a partir das glândulas sudoríparas da pele do pênis. Já os sarcomas correspondem a uma pequena porcentagem dos tumores de pênis e podem se desenvolver a partir dos vasos sanguíneos, músculos ou outras células do tecido conjuntivo do órgão.
Veja as principais perguntas e respostas sobre o câncer de pênis
- 01
- 02
- 03
- 04